Planejamento:
*Processo desenvolvido com um objetivo de alcançar uma determinada situação.
*O planejamento é um processo gerencial, ou seja, pensar em um planejamento significa, portanto, pensar em gerenciamento.
Tipo de planejamento:
Estratégico. (O que fazer?)
*Mais amplo
*Abrange toda uma organização (Uma ou mais pessoas trabalhando com um mesmo objetivo.)
*Projetado a longo prazo
*Cinco a dez anos
*Definido pela cúpula da organização
*Processo permanente e contínuo
*Sempre voltado para o futuro
*Visa a tomada de decisões
*Visa selecionar entre várias alternativas
*Técnica de mudanças e inovações
Tático. (Como fazer?)
*Otimizar determinada área, e não a organização como um todo
*Projetado a médio prazo, geralmente para exercício anual
*Planejamento que envolve cada unidade da organização
*Cada unidade preocupa-se em atingir os objetivos da unidade
*Processo permanente e contínuo
*Executado pelos níveis intermediários da organização
*Produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.
Operacional. (Quem faz?)
*Preocupa-se com os métodos operacionais e alocação de recursos.
*Detalhamento das etapas dos projetos
*Detalhamento das etapas dos projetos
*Pessoas: Responsabilidade, função, atividade/tarefas
*Equipamentos necessários
*Prazos e cronogramas
*Detalhado e analítico
*Curto prazo
*Planos que especificam detalhes de como devem ser alcançados os objetivos organizacionais globais
Nenhum comentário:
Postar um comentário